quarta-feira, 25 de agosto de 2010

O Brasil é o país do futuro (NÃO DO SEU!)

É extremamente peculiar o senso de humor de nossos governantes e de alguns analistas internacionais que classificam, há anos, nosso país como emergente, como gérmen de uma nova ordem mundial e política, futura potência global, país austero e de economia responsável para capitanear as naus do novo mundo. Alardeia-se pujança dos BRICS aos quatro ventos e seu espantoso desenvolvimento sem se perceber que são nações cujas populações são imensas, miseráveis e esfomeadas.
Vejamos o que nossa pátria-mãe-gentil reserva a seus filhos.
O Brasil é o maior produtor mundial de soja, com campos vastíssimos cultivados, inclusive, invadindo fragorosamente o terreno de um de nossos orgulhos nacionais, as florestas. Pois, bem, brasileiro, vá ao mercado mais próximo e procure sua soja! Não há um grão sequer de soja no prato dos brasileiros - e, muitas vezes, não há nada! a maior parte dessa produção é exportada e os produtores, latifundiários ou prostituindo a terra com o rentabilíssimo agronegócio, beneficiam-se do mercado externo numa balança comercial cada vez mais favorável.
Caminhamos a passos largos para ocupar um lugar na OPEP (clube de países produtores de petróleo), mas nossos postos têm bandeiras da Shell, Texaco e outras, e o preço do combustível é absurdamente caro. As discursões sobre produção de combustíveis mais limpos foi praticamente abandonada em face da rapinagem e da demanda internacional pelo ouro negro. Mamona, biodiesel, tudo deixado de lado em favor da balança comercial.
Pode o leitor achar tais questões complexas demais, portanto sejamos mais práticos. Imaginemos um aumento de salário qualquer, por estagnação no valor do pagamento ou por decreto. Pois, basta que isso aconteça para que os preços de todos os produtos aumente automaticamente, transferindo o aumento do ordenado dos trabalhadores para os consumidores, mecanismo eficaz e peripécia mordaz para que os donos das empresas mantenham sua margem de lucro. E um monte de empresário ainda vai reclamar pra caramba no dia seguinte por causa da inflação! Em nome de uma distribuição de renda falsa e falaciosa, se desvaloriza a moeda! E não é só isso! Os preços sobem quando se agregam impostos, quando o preço da gasolina aumenta, quando se implanta uma nova praça de PEDÁGIO numa determinada estrada, quando chove demais ou quando a estiagem se prolonga. Tudo incorporado para que a mergem de lucro dos empresários não diminua. Como disse Orwell em outra oportunidade a respeito dos porcos, os brasileiros são todos iguais, mas uns são mais iguais que os outros. Amamos o Brasil, mas como o Brasil nos ama?
O BRASIL É O PAÍS DO FUTURO, MAS FUTURO DE QUEM?

VOTE NULO NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES!

Nenhum comentário:

Postar um comentário