sábado, 28 de agosto de 2010

Como anular o seu voto

Muito sabiamente, os caras que projetaram a urna eletrônica criaram um inteligente mecanismo para burlar a anulação de votos. Visto que a política brasileira nunca foi séria - e não o será tão cedo - seria muito fácil que uma parcela considerável do contingente eleitor anulasse seus votos, forçando assim, uma nova eleição com candidátos tão inócuos quanto os anteriores. Por isso, na máquina onde se realiza o pleito, há um teclado para se digitar o número dos candidatos, uma tecla verde "confirma", uma amarela "corrige" e uma "branco" para os votos em branco, que é quando o eleitor abre mão de sua opção em nome do candidato mais bem colocado na apuração. Deveria, uma vez que vivemos numa democracia, haver algo como uma tecla negra "NULO", que é quando o cidadão exerce o seu direito de não votar em ninguém, negando todas as propostas de todas as candidaturas, mas não há.
Faremos aqui uma pequena cartilha de como anular o seu voto.
Imagine, leitor, que você vai a um restaurante onde se servem pratos como parafusos incandecentes ao molho de cimento, cortiça derretida ao ácido sulfúrico e plástico duro com flúido de freio. Qual desses seria o escolhido pelo freguês? E mais, pagando ainda um alto preço pela refeição! Qualquer um com um mínimo de sanidade, rejeitaria todas as opções e sairia do local indignado. Infelizmente, as eleições brasileiras tentam escamotear tal opção.
Mas há possibilidade de não se votar em ninguém. Qualquer número de candidato inexistente anula o voto, fazendo com que este não seja computado para nenhum dos candidatos de nenhum dos partidos. Ótimas opções são números como 00 ou 99, que não pertencem ao registro de nenhum dos partidos.
Aliás, estamos agregando o número 99 para os candidatos do PRF (Partido da reestruturação do Feudalismo, que conhecerão em breve). Um país que já teve Cacareco como candidato mais votado (Cacareco era o rinoceronte emprestado ao zoológico de São Paulo pelo do Rio de Janeiro) não merece Tiriricas e Mulheres-Pera como representantes.

SEJA RESPONSÁVEL. NÃO SUSTENTE VAGABUNDOS. VOTE NULO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário