quinta-feira, 24 de setembro de 2009

A hora em que todos os cães latem

Existe uma hora na madrugada em que todos os cães se põem a latir desenfreadamente, uivam como lobos e guincham como enlouquecidos. E ficamos em nosso s quartos imundos com nossas garrafas de cerveja e o Lucky Strike entre os dedos no intervalo entre o XXIIIº e XXIVº capítulos do "Bom Pantagruel", de Rabelais - edição ilustrada - perguntando-nos p or que tais animais ladram tão loucamente madrugada afora, na escuridão. Talvez haja alguém no telhado, e seria importante verificar , ter um três oitão para dar uns pipocos no intruso; talvez haja alguém pedindo ajuda no portão, um parente distante fazendo uma visita surpresa que se perdeu no trânsito labiríntico da cidade, ou haja um alienígena abduzindo alguém na vizinhança, ou uma ação de Dom Pablo Corleone nas imediações tenha despertado a curiosidade das autoridades. talvez haja apenas um pagode ou forró nas imediações, para o qual eu não fui convidado. Ou talvez não haja nada. Há um trecho muito interessante, na página 20 de "O lodo da estepe", de Hermann Hesse, que talvez dê conta disso.

""A maioria dos homens não quer nadar antes que o possa fazer." Não é engraçado? Naturalmente, não querem nadar. Nasceram para andar na terra, e não para a água. E, naturalmente, não querem pensar! isso mesmo! E quem pensa, quem faz do pensamento sua principal atividade, pode chegar muito longe com isso, mas sem dúvida estará confundindo a terra com a água e um dia morrerá afogado."

Os cães da noite latem, e é isso. Observemos apenas assim, ou postulemos todos os motivos acima nas longas noites de insônia. A Simplicidade às vezes funciona como a sagrada mão da musa correndo a pena sobre o pergaminho. Ou as canções de Orfeu no Hades. Uma caminhada no bosque. Um copo de cerveja gelada. A música dos Ramones. Ou nada disso. Gostaria de tê-la. Ou não. Seria a noite de insônia mais agradável com ela? Bem, a única certeza é que os cães latem, todos, a essa hora. E são cães.

Tadeu Sena, 21/09/09.

3 comentários:

  1. hauhuahua
    semgrilo cara sobrea ironia talvesnão tenha percebido ou não me importa se
    sobre o capitolo não a problema algum e não postar uma continuação pois sem tem o inicio o final é consequencia

    agora cara me fala onde tem esta escola de encino meido que vc estudou que eu quero fazer ..
    cara estamos no brasil as melhores escolar por aqui tem no maximo fazer o aluno passar em medicina na usp (acredito eu)
    mas acredito fielmente que que aresposta (elipse) pode ser muito bem tirada de qualquer testo do google ou mesmo do proprio livro do newton...pois o livro dele alem do aspecto cientifico proporciona uma boa leitura

    diferente de quem vos fala ..com palavras desintereçantes e mal ecritas

    faloww abraço ^^

    ResponderExcluir
  2. nossa cara hauhau quanto erro isso que da escrever sem ver(coisa que muito me agradaria), pensar(um algo que não faço com costume) e saber(isso me falta mais do que queria)
    pois bem o ler o texto assima troque uns "i"S e "o"S de lugares e ele tera algum sentido não muito mas o suficiente
    creio que seja só

    ResponderExcluir